sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Livros resgatam a trajetória de Irmão Antônio Cechin

Na terça-feira de carnaval, dia 24 de fevereiro, por ocasião da 32ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul, a ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana) e o Instituto Cultural Padre Josimo lançam dois livros em torno do pioneiro da Romaria e dos movimentos sociais e pastorais do RS, Irmão Antônio Cechin, que celebrou 80 anos em maio de 2007.

"O Irmão dos Pobres", por Frei Pilato Pereira
"Memória para o Futuro", por Frei Luiz Carlos Susin

O primeiro livro, de caráter mais popular, é uma narrativa biográfica: O Irmão dos Pobres. O autor, Frei Pilato Pereira, viveu na ocupação urbana, conquistada em Canoas nos anos oitenta com a decisiva liderança de Ir. Antônio Cechin. Antes disso, porém, o livro aborda a pedagogia de “empoderamento” popular criada por Ir. Antônio e a consequente perseguição sofrida nos anos de chumbo da política brasileira. E depois, alarga a narrativa para o surgimento das comunidades de base, CEB’s, para os inícios da reciclagem de lixo em Porto Alegre, as romarias da terra e das águas, o apoio aos sem terra, aos indígenas e às mulheres pobres. Trata-se de uma narrativa despojada, que deixa transparecer os acontecimentos em sua limpidez e nobreza.


O segundo livro, Memória para o Futuro, organizado pelo professor da PUC-RS e secretário executivo do Fórum Mundial de Teologia e Libertação e pastoralista na Vila Maria da Conceição há 26 anos, Frei Luiz Carlos Susin, reune articulistas envolvidos nas diferentes frentes de movimentos e lutas populares que ganharam alma com a atuação de Ir. Antônio Cechin, revelando o quanto o Rio Grande do Sul foi berço de movimentos sociais e pastorais expandidos pelo Brasil. Trata-se de um conjunto de autores que refletem o passado e o presente desses movimentos sociais em vista de contribuição futura. O lançamento está previsto para o "Momento Cultural" da Romaria da Terra, logo após o meio-dia, no Pesqueiro, junto ao Rio dos Sinos, em Sapucaia. Haverá venda de livros e autógrafos no local.


As duas obras são editadas pela Editora da ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana), de Porto Alegre. E o projeto é uma iniciativa do Instituto Cultural Padre Josimo


Para a 32ª Romaria da Terra também está previsto o lançamento da 2ª Edição do Livro “As Romarias da Terra no Rio Grande do Sul”, por Frei Wilson Dallagnol.


Romaria da Terra

DIA: 24 DE FEVEREIRO DE 2009 - TERÇA-FEIRA

Local: No Pesqueiro junto ao Rio do Sinos, no Bairro Carioca, Município de Sapucaia do Sul

Entrada pela BR 116 para o lado oposto à cidade

Horário: 8h

Lançamento e Sessão de autógrafos

Local: No Pesqueiro junto ao Rio dos Sinos, no Bairro Carioca, Município de Sapucaia do Sul

Entrada pela BR 116 para o lado oposto à cidade

Horário: 13h

Contato direto

Frei Luiz Carlos Susin

(51) 9974-2391

Fonte: Rubens Melo – Jornalista


Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade