terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lançamento do 3º livro comemorativo aos 80 anos de Irmão Antônio Cechin: “Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação”


Dia 27 de janeiro, a partir das 18 horas, no Parque Eduardo Gomes, Galpão 1, na programação do Fórum Social Mundial, oficina sobre as Raízes Missioneiras nas perriferias urbanas e lançamento do livro “Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação”, com a presença de Irmão Antônio Cechin, Frei Luiz Carlos Susin e o músico missioneiro Pedro Ortaça.

O tema desta oficina não se esgota no FSM, mas continua a ser refletido com as lideranças comunitárias e presente nas ações e projetos das comunidades. O objetivo da oficina é "Despertar as raizes históricas nos descendentes Guaranis nas periferias urbanas como elemento de mobilização e organização".
Irmão Antônio Cechin foi um dos principais mobilizadores das lutas populares em Canoas e sempre valorizou as raízes missioneiras presentes nas pessoas que, oriundas do interior do Estado, foram povoando as periferias de Canoas, a começar pela Vila Santo Operário que completou 30 anos de ocupação no Natal de 2009.
Por isso a oficina conta com o lançamento do livro “Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação”.

O livro “Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação” vem para coroar uma trilogia de publicações ocasionada pela celebração de oitenta anos de vida de Ir. Antônio Cechin.
Na Romaria da Terra de 2009 foram lançados os dois primeiros livros: 1) Memória para o futuro, com uma coletânea de textos escritos por diferentes autores, abrangendo um leque variado de engajamentos, movimentos sociais e eclesiais, organizações populares, marcados pela atuação de Ir. Antônio nos últimos 50 anos. 2) O Irmão dos pobres, uma breve biografia popular de Irmão Antônio.
E agora, em 2010, na celebração dos 10 anos do Fórum Social Mundial, está sendo lançado “Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação”, contendo escritos do próprio Irmão Antônio, tomados da variedade de fontes em que foram publicados.
O livro é fruto de um verdadeiro mutirão, bem a gosto do Irmão Antônio. Publicado pela editora da ESTEF, Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, organizado por Frei Luiz Carlos Susin OFM Cap, a obra teve o decisivo apoio do Instituto Cultural Padre Josimo, com a liderança generosa e inspiradora de Frei Sérgio Antônio Görgen OFM e o trabalho de Magali De Rossi, que recolheu os textos dispersos.
O livro Empoderamento popular, uma pedagogia da libertação está sendo lançado no dia 27 de janeiro, na programação do Fórum Social Mundial e Fórum Mundial de Teologia e Libertação, com a seguinte programação:
-18:00 Horas: Oficina com Irmão Antônio Cechin e o músico missioneiro Pedro Ortaça sobre as Raízes Missioneiras nas Comunidades Urbanas.
-20:00 Horas: Lançamento do livro, com a presença de Frei Luiz Carlos Susin e participantes do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.
O local está confirmado no Parque Eduardo Gomes, Galpão 1. Bairro Fátima, Canoas-RS. O evento também terá diversas apresentações culturais, como mostra de fotos, vídeos, músicas com artistas locais e a participação especial de Pedro Ortaça.
As palavras de Ir. Antônio Cechin, registradas nos textos do livro Empoderamento Popular, testemunham que a profecia não cala e nem a santidade está ausente em nosso tempo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade