sexta-feira, 8 de julho de 2011

“É hora de agir pelos nossos sonhos”

A Senadora pelo PT, Ministra do Meio Ambiente no governo Lula e presidenciável pelo PV, Marina Silva, tem uma biografia que a identifica com as palavras que disse no ato de desfiliação do Partido Verde, na última quinta-feira, 07/07: “Não é hora de ser pragmático, é hora de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos”. O discurso de Marina nos dá a ideia de que fazer política, não é só pensar em eleições, traçar planos para chegar ao governo e ocupar espaços no poder. Fazer política é pensar a vida em sociedade, o coletivo e o futuro. Política é sobrevivência e sustentabilidade. Por isso, as palavras de Marina Silva despertam um sentimento diferente diante da política. Em vez de anunciar seu novo partido, ela anunciou um movimento político, que poderá se tornar num partido ou a união de vários partidos e diversas organizações de pessoas que acreditam numa sociedade justa e sustentável. No entanto, mesmo sendo “sonhática”, ao redor de Marina podem se juntar muitos e bons pragmáticos para tentar ganhar eleições, sem ter em mente os ideais que ela construiu ao lado de Chico Mendes e de Lula.

Acredito que Marina sempre procurou agir pelos seus sonhos, mas deve ter sido incentivada muitas vezes a atuar pragmaticamente. Nada contra o pragmatismo, que é importante, mas a política também precisa de sonhos, ideais e utopias. E Marina Silva mostrou isso, inclusive nas eleições de 2010, quando não quis formar uma aliança eleitoreira no segundo turno, diferentemente do seu partido, o PV, que estava seduzível aos tucanos. O que vale dizer, sem entrar no mérito da questão, que o PV não merecia Marina. Claro que, com ela o partido também cresceu, mas os quase 20 milhões de votos que recebeu nas urnas em 2010 não foram para o PV e sim para Marina e seus ideais.

Marina Silva é uma sonhadora, mas do tipo de Chico Mendes, Margarida Alves, Che Guevara, Roseli Nunes e outros nomes, cuja lista seria interminável, de pessoas que agiram pelos seus sonhos. Das belas e sábias palavras de Marina, podemos entender que se torna menor a distância entre o nosso sonho e a realidade, quando agimos movidos pelo que sonhamos. Foi assim que o povo brasileiro agiu quando elegeu Lula presidente. E o Brasil mudou muito, mas os brasileiros precisam continuar acreditando e agindo pelos seus sonhos.

Sabemos que em Brasília temos um Parlamento perigoso para o futuro do país. Políticos que mudam leis para perdoar dívidas de desmatadores, como, por exemplo, a aprovação pela Câmara da proposta de mudança do Código Florestal. Mas, o povo brasileiro, que aprendeu a agir pelos seus sonhos é majoritariamente contra o que fez a maioria dos deputados. Recentemente, uma pesquisa (Datafolha, 3 a 7 de jun.) mostrou que 79% são contra o perdão de multas impostas a produtores rurais que desmataram ilegalmente. Podemos dizer, portanto, que as palavras ditas por Marina Silva estão em consonância com os corações se mentes dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade