quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um exemplo de político ecologicamente correto


Muitos políticos e candidatos julgam ser politicamente correto falar de ecologia, mas as suas práticas e ações políticas são ecologicamente incorretas. No entanto, esta não é uma regra geral. Pois, existem políticos que agem politicamente pela sustentabilidade do Planeta, que trabalham ecologicamente na politica. São poucos, mas eles existem e podemos apresentar exemplos. Quem leu o blog do vereador Ivo Fiorotti de Canoas, pode constatar que o parlamentar, além do trabalho cotidiano em apoio a causa da ecologia,  também apresentou e conseguiu aprovar na Câmara Vereadores diversas leis ambientais. Confira a reportagem que segue:

Nas últimas eleições nenhum candidato ou candidata tem deixado de fora de seus discursos as palavras "ecologia, sustentabilidade e meio ambiente". Mas, o vereador Ivo Fiorotti vai além do discurso e neste seu primeiro mandato em Canoas, realmente, legislou pela sustentabilidade do Planeta.  Para o vereador Ivo Fiorotti, ecologia, sustentabilidade e meio ambiente, não são apenas palavras, são princípios de vida e ações concretas do seu dia-a-dia. Como recorda o coordenador da Pastoral da Ecologia do Rio Grande do Sul, Frei José Deon, "como líder comunitário, o Ivo ajudou o Irmão Antônio Cechin na organização da reciclagem, que tornou-se política pública. E hoje como vereador, ele criou importantes leis ambientais para Canoas". Sabemos que a preocupação com a vida do Planeta também perpassa pela cidade onde vivemos, por isso, o vereado Ivo Fiorotti propôs leis ambientais que garantem a cidadania ecológica. Veja alguns exemplos de leis de autoria de Fiorotti:
Lei Nº 5390, de 17 de Junho de 2009 criou, no Município de Canoas, o Programa de Destino de Resíduos Sólidos voltado aos estabelecimentos que necessitem de licenciamento ambiental para o seu funcionamento. A Mesma lei também possibilita ao Poder Público a criação do "Selo Amigo do Reciclador" para incentivar a boa conduta dos geradores de resíduos sólidos.
Lei Nº 5451, de 4 de dezembro de 2009, estabelece a obrigatoriedade na separação do lixo seco e do lixo orgânico em Canoas. Além da sua dimensão ecológica, ajudando na sustentabilidade do Planeta, esta lei também beneficia as pessoas que trabalham com a reciclagem, gerando trabalho, renda e dignidade para muitas famílias.
Lei Nº 5468, de 23 de dezembro de 2009, dispõe sobre calçadas ecológicas na cidade de Canoas e foi alterada pela Lei 5590 de 2011 para garantir os princípios da acessibilidade e sustentabilidade ecológica. Por esta lei, os passeios públicos devem garantir a acessibilidade universal e permitir espaço de permeabilidade para água de chuva, possibilitando mais vegetação na cidade e menos alagamentos.
Lei Nº 5615, de 9 de setembro de 2011, criou o Dia Municipal do Bem-Estar Animal, integrando ao calendário oficial do Município, a ser comemorado anualmente no dia 4 de outubro, Festa de São Francisco, o santo padroeiro dos animais e da ecologia. Esta lei ajuda o Poder Público e a sociedade civil organizada a promover a conscientização sobre o Bem-Estar Animal no Município de Canoas. Fiorotti também apoiou a organização do Fórum Municipal do Bem-Estar Animal que mobilizou diversos militantes desta causa, que conquistaram, através do Orçamento Participativo, a construção do Centro do Bem-Estar Animal com políticas públicas voltadas ao respeito com os animais.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2011, o mandato do vereador Ivo Fiorotti realizou o lançamento virtual da campanha ecológica “Somos Vivos, Solidários com a Vida do Planeta”, com o objetivo de promover a conscientização ecológica. E durante todo seu mandato, o vereador tem apresentado pedidos de providências e indicações para solucionar problemas da vida urbana que estão relacionados ao meio ambiente. Uma das lutas do vereador também é por um meio de transporte mais prático e, ecologicamente, sustentável para a cidade de Canoas, sugerindo, inclusive a implantação aeromóvel entre Guajuviras e Mathias Velho. Fiorotti, através de seu mandato de vereador, tem dado muito apoio aos eventos de conscientização ambiental, como a Romaria das Águas e a bicicletada Sepé Tiaraju, entre outros.
Na sua trajetória como militante comunitário e como religioso franciscano, Fiorotti sempre levou à sério a questão ecológica. Na comunidade e na família, no dia-a-dia, Ivo dá testemunho de respeito e cuidado com o meio ambiente, sendo um dos idealizadores e cultivadores da Horta Comunitária (HOCOUNO), na Vila União dos Operários, onde reside. Como vereador Ivo Fiorotti trabalhou e vai continuar lutando em defesa do meio ambiente. Por isso, quem quer um vereador ecológico, vota 13114.
Fonte: ivofiorotti13114.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade