terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Conselho Mundial de Igrejas e o Tempo para a Criação

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está presente e é reconhecido em todo o mundo, considerado “uma comunhão de igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras”. As igrejas-membro do Conselho “procuram cumprir juntas sua vocação comum para a glória do Deus único, Pai, Filho e Espírito Santo”. Trata-se de uma “comunidade de igrejas no caminho para a unidade visível”, como testemunho de “uma só fé e só uma comunhão eucarística, expressa no culto e na vida comum em Cristo”. Com 349 igrejas, trabalhos em mais de 110 países e uma presença territorial que abrange todo o mundo, onde representa mais de 560 milhões de pessoas, esta é a maior organização do movimento ecumênico moderno e tem como objetivo central a unidade dos cristãos. Fundado em 1948, quando a maior parte das igrejas fundadoras eram europeias e estadunidenses, hoje a maioria das igrejas-membro do CMI estão na África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e no Pacífico.
O CMI é um espaço onde as igrejas-membro podem refletir, falar, agir, adorar e trabalhar em conjunto, testemunhando sua fé na unidade e no serviço. E entre os diversos trabalhos do CMI está também a preocupação com a questão ambiental através do programa “Justiça, Diaconia e Responsabilidade com a Criação”. Uma das campanhas e ações do CMI é o chamado "Tempo para a Criação", que acontece anualmente no período de 1º. de setembro a 4 de outubro. 
A campanha ecumênica Tempo para a Criação inicia no dia 1º de setembro por ser o primeiro dia do ano do calendário eclesiástico da Igreja Ortodoxa, estendendo-se até 4 de outubro, que é a Festa de São Francisco de Assis, na tradição católica romana e anglicana, e por ser um santo universal, admirado por diversas denominações e manifestações religiosas no mundo inteiro.
São Francisco de Assis é a referência nesta campanha ecumênica, que é um tempo de oração, reflexão sobre o cuidado e o uso justo dos dons da natureza que recebemos de Deus, e assim, renovar o compromisso ecológico. 
Cada ano o CMI escolhe um tema específico para a campanha e em 2013 propõe  que o Tempo para a Criação seja preparatório para a X Assembleia do CMI que acontecerá em Busan, na Coreia do Sul, entre os dias 30 de outubro a 8 de novembro de 2013. O tema da X Assembleia do CMI é "Deus da Vida, conduza-nos na Justiça e na Paz". Este tema proporciona as linha diretivas de reflexão, oração e meditação para o planejamento das atividades programáticas antes e depois da assembleia. 
A vida, a justiça e a paz estão intimamente ligadas com a Criação. Diante das ameaças contra a vida da Criação é preciso ações de acojustiça e paz com a Terra.
Clique AQUI para acessar o blog do Tempo para a Criação
Clique AQUI para ler mais sobre o CMI

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade